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Você sabe separar os vegetais pelo grau de maturação? Você já reparou que algumas frutas, verduras e legumes ficam mais maduros e estragam mais rápido quando estão perto de outros? Isso acontece porque eles liberam um gás chamado etileno, que é responsável pelo processo de amadurecimento dos vegetais. O etileno é produzido naturalmente pelos vegetais, mas a sua concentração e a sua ação podem variar de acordo com o tipo, a temperatura e a exposição à luz.

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O etileno pode ser benéfico ou prejudicial para a conservação dos alimentos, dependendo do objetivo. Se você quer acelerar o amadurecimento de uma fruta verde, por exemplo, você pode colocá-la em um saco plástico junto com uma banana madura, que é uma grande produtora de etileno. Mas se você quer preservar os alimentos por mais tempo, você deve evitar o contato entre os vegetais que liberam muito etileno e os que são sensíveis a ele.


Quais são os vegetais que liberam muito etileno?

Alguns exemplos de vegetais que liberam muito etileno são:

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  • Frutas: abacate, banana, caqui, kiwi, maçã, manga, melão, nectarina, pêssego, pera e tomate.
  • Legumes: abóbora, batata-doce e cebola.

Quais são os vegetais que são sensíveis ao etileno?

Alguns exemplos de vegetais que são sensíveis ao etileno são:

  • Frutas: ameixa, cereja, framboesa, laranja, limão, melancia e uva.
  • Verduras: alface, brócolis, couve-flor, espinafre e repolho.
  • Legumes: abobrinha, aspargo, batata, berinjela, cenoura, pepino e pimentão.

Você sabe como separar os vegetais de acordo com o seu grau de maturação?

Para separar os vegetais de acordo com o seu grau de maturação, você deve seguir algumas dicas simples:

  • Observe a cor, o aroma e a textura dos vegetais. Geralmente, quanto mais maduros eles estiverem, mais intensos serão esses atributos.
  • Separe os vegetais que liberam muito etileno dos que são sensíveis a ele. Você pode usar diferentes recipientes ou espaços na geladeira ou na fruteira para isso.
  • Coloque os vegetais mais maduros em locais mais frios e escuros, pois isso reduz a produção de etileno e retarda o amadurecimento. Você pode usar a parte inferior da geladeira ou um armário fechado para isso.
  • Coloque os vegetais menos maduros em locais mais quentes e iluminados, pois isso estimula a produção de etileno e acelera o amadurecimento. Você pode usar a parte superior da geladeira ou uma janela aberta para isso.
  • Não guarde os vegetais em sacos plásticos fechados ou em embalagens muito apertadas, pois isso aumenta a concentração de etileno e diminui a circulação de ar. Você pode usar sacos plásticos furados ou embalagens com furos para isso.
Você sabe Separar os Vegetais pelo Grau de Maturação?
Imagem de Freepik

Veja como aproveitar melhor as frutas, verduras e legumes

Além de separar os vegetais pelo grau de maturação, existem outras formas de aproveitar melhor as frutas, verduras e legumes, evitando o desperdício e garantindo uma alimentação saudável e variada. Veja algumas dicas:

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  • Escolha os alimentos da época: Os alimentos da época são aqueles que estão no seu período natural de produção, ou seja, não precisam de técnicas artificiais para crescer. Eles são mais frescos, saborosos, nutritivos e baratos do que os alimentos fora da época, que podem ter sido cultivados com agrotóxicos, hormônios ou conservantes. Você pode consultar uma tabela de sazonalidade dos alimentos para saber quais são os mais indicados para cada estação do ano.
  • Compre apenas o necessário: Antes de ir ao mercado ou à feira, faça uma lista do que você precisa comprar e planeje o seu cardápio semanal. Assim, você evita comprar alimentos em excesso ou que não serão consumidos em tempo hábil.
  • Use as partes não convencionais dos alimentos: Muitas vezes, jogamos fora partes dos alimentos que podem ser aproveitadas de diversas formas na cozinha. Por exemplo, você pode usar as cascas das frutas para fazer sucos, geleias, doces ou chás; as folhas das cenouras ou dos rabanetes para fazer saladas, refogados ou pestos; os talos das verduras para fazer sopas, caldos ou bolinhos; as sementes das abóboras ou dos melões para torrar e temperar como petiscos.
  • Congele ou desidrate os alimentos excedentes: Se você comprou ou colheu mais alimentos do que vai consumir em curto prazo, uma forma de conservá-los por mais tempo é congelá-los ou desidratá-los. O congelamento preserva os nutrientes e o sabor dos alimentos por até seis meses, desde que você armazene-os em recipientes adequados e os higienize corretamente antes de colocá-los no freezer

Conclusão: Você sabe separar os vegetais pelo grau de maturação?

Separar as frutas, verduras e legumes de acordo com o seu grau de maturação é uma forma de conservar os alimentos por mais tempo e aproveitar melhor os seus nutrientes e sabores. Com algumas dicas simples e práticas, você pode evitar o desperdício e garantir uma alimentação saudável e econômica. Experimente e veja a diferença!

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Olá, queridos leitores do blog RECEITTAS! Aqui é a Aline, e estou feliz em compartilhar com vocês minha paixão pela gastronomia.Espero que este blog seja uma fonte de inspiração e que vocês se sintam encorajados a explorar novas receitas, experimentar ingredientes diferentes e, acima de tudo, se divertir no processo.Um abraço!E-mail: [email protected]

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